Telemedição e monitoramento de energia

O monitoramento de alarmes via rádio RADIOENGE é uma tecnologia que permite principalmente, mas não somente, a transmissão bidirecional de eventos gerados pelas centrais de alarme até uma central de monitoramento.

As vantagens da transmissão via rádio sobre os meios tradicionais de transmissão (Telefone, GPRS e Ethernet) são várias:

A transmissão via rádio não sofre a ação de um bloqueador de celular;

A transmissão via rádio não pode ser interrompida cortando-se os fios de telefone da entrada do local sob monitoramento;

A transmissão via rádio não gera aumento da conta de telefone ou celular;

A transmissão via rádio pode ser implantada em locais onde não haja infraestrutura de telefonia;

Alcance: A tecnologia de rede MESH empregada faz com que cada rádio instalado para monitoramento seja um repetidor, aumentando o alcance do sinal de rádio;

Alta confiabilidade: A rede MESH permite que a informação de monitoramento passe por vários rádios até chegar a central de monitoramento. Se algum rádio no trajeto falhar, os outros rádios ao alcance retransmitirão automaticamente a informação.;

Segurança: Todas as informações transmitidas são criptografadas;

Tecnologia: Os equipamentos RADIOENGE utilizam as mais modernas tecnologias de transmissão de dados Digital.


Características Técnicas

Rede MESH com Auto Roteamento e Self Healing;

Freqüência de 459MHz (licenciado) ou 915MHz (livre);

Potência de 1W (+30dBm).




ATENÇÂO: Os equipamentos na faixa de 459-460MHz / 469-470MHz operam em frequência licenciada pela ANATEL.

Antes de iniciar a operação deve-se solicitar a outrorga para explorar o SLP (Serviço Limitado Privado) e também fazer o registro da frequência a ser utilizada junto a Anatel, conforme resolução Anatel 558/2010 e 617/2013.

Os rádios 915MHz estão isentos de licenciamento na Anatel (conforme resolução Anatel 506 de 2008).

Baixe aqui um arquivo PDF com mais informações

Interface com o sistema de alarme: O sistema RADIOENGE simula uma linha telefônica, e é conectado ao sistema de alarme através de dois fios (TIP e RING).

Protocolo: A comunicação entre o sistema de alarme e o sistema RADIOENGE é compatível com o protocolo CONTACT-ID. Portanto qualquer sistema de alarme monitorado com discador telefônico utilizando o protocolo CONTACT-ID pode ser monitorado.

Flexibilidade: Até 16 eventos CONTACT-ID simultâneos podem ser transmitidos entre o sistema de alarme e a central de monitoramento.

Central de monitoramento: O Rádio MESTRE localizado na central de monitoramento recebe os dados dos sistemas de alarme e os transmite para o software de monitoramento via interface serial. O rádio MESTRE emula o protocolo SURGARD, fazendo a função de uma receptora.

Produtos associados

Rádio MESTRE

+ Saiba mais

Rádio ALARME
RADIOENGE 460 MHz

+ Saiba mais

Rádio ALARME
RADIOENGE 915 MHz

+ Saiba mais

Controladora Ethernet

+ Saiba mais

NetMANAGER

+ Saiba mais

Radioenge

Rua Afonso Celso, 77 - Curitiba - PR - Brasil Cep; 80540-270
Telefone: +55 (41) 33308-9155 / 3052-9444